Tratamentos

A estética do sorriso faz diferença na qualidade de vida das pessoas, enfatizando a beleza e bem-estar dos pacientes.

Aparelho Convencional

Tratamentos

Pode ser metálico ou estético (os braquetes são da cor do dente) e utiliza ligaduras elásticas, as “borrachinhas” coloridas, para prender o fio ortodôntico ao braquete.

Aparelho autoligado

Tratamentos

Pode ser também metálico ou estético, não utliliza “borrachinha” e o fio é mantido em posição através de uma trava inserida no corpo do braquete.

Aparelho lingual

Tratamentos

É um aparelho ortodôntico invisível, pois os braquetes são colados na parte interna dos dentes.

Invisalign

Tratamentos

É um aparelho ortodôntico estético, quase invisível, que utiliza pares sequenciais de alinhadores sob medida.

Protetores bucais

Tratamentos

Um protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto, e devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques.

Clareamento dental

Tratamentos

O clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados, seja no método caseiro ou de consultório. O agente clareador é capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente causando a diferença visual de dentes mais claros.

Ortopedia facial

Tratamentos

Ortodontia e Ortopedia Facial é uma especialidade da Odontologia que se concentra especificamente no diagnóstico e no tratamento do mau posicionamento dentário e das alterações faciais, melhorando a estética e a função mastigatória.

Mini-implantes

Tratamentos

Estes pequenos implantes são projetados para proporcionar um ponto de apoio fixo para diferentes tipos de movimentos dentários. São removidos ao final do tratamento e com o seu auxílio é possível, em muitos casos, evitar o uso de aparelhos que dependem da colaboração dos pacientes, tornando o tratamento mais simples e rápido.

PERGUNTAS FREQUENTES
  • O que é tratamento ortodôntico?
       É o tratamento feito pelo ortodontista para solucionar os problemas de dentes mal posicionados ou de desarmonias faciais.
  • Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?
       Perfeitamente, desde que haja saúde das estruturas em volta do dente, a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade.
  • Qual a origem dos problemas ortodônticos?
       A “má oclusão” pode ter origem hereditária, ou seja, transmitida dos pais aos filhos. Outros problemas são adquiridos pela sucção de chupeta, dedos, problemas respiratórios, cáries dentais, perda de dentes, traumatismo e outros mais.
  • O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?
       Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doença gengival devido a maior dificuldade de se higienizar quando eles não estão bem alinhados. Quando protruídos (dentes para frente) são mais susceptíveis a traumas e fraturas e podem prejudicar a autoestima do indivíduo. Perda de osso em volta dos dentes, dores musculares na face e outros problemas funcionais podem também ocorrer devido à falta de tratamento ortodôntico.
  • Quais os benefícios do tratamento ortodôntico?
       Os benefícios da ortodontia incluem uma boca mais saudável, uma aparência mais harmoniosa do sorriso e uma mordida mais balanceada e que proteja seus dentes. Melhora a respiração, mastigação, digestão e fonética, diminuição de cáries e redução de doenças gengivais.
  • O que são aparelhos ortopédicos funcionais?
       Os aparelhos ortopédicos funcionais podem ser usados na infância, na adolescência. Eles atuam em dentes, ossos e músculos; ajudam no crescimento e no desenvolvimento. Tem como objetivo, promover a mudança de postura da mandíbula, dos músculos, língua, lábios e dentes corrigindo por meio desses estímulos as desarmonias crânio-faciais.
  • O que é placa de bruxismo?
       Acessório feito em acrílico ou acetato com o formato exato da sua mordida. Aliviam sintomas de bruxismo como dor e tensão na cavidade oral, mandíbula e cabeça, além de evitar o desgaste dos dentes.
  • O que é cirurgia ortognática?
       Para os casos que apresentam alguma deficiência ou excesso (maxilar e/ou mandibular), a ortodontia somente não é suficiente para um resultado de excelência. Nessas situações, o tratamento ortodôntico necessita ser complementado por uma cirurgia, a cirurga ortognática.
PERGUNTAS FREQUENTES
  • O que pode acarretar a falta de uma boa higienização dos dentes quando se usa aparelho ortodôntico?
      Não fazer uma boa limpeza bucal quando se tem aparelhos ortodônticos pode acarretar manchas no esmalte dentário, problemas na gengiva, mau hálito e cáries.
  • Pode-se praticar esportes com o aparelho na boca?
       No momento de praticar esportes, se o aparelho for removível, é melhor tirá-lo da boca pois se acontecer uma batida pode machucar mais. Logo que terminar as atividades, o aparelho deve ser recolocado na boca. Com ortodontia fixa não é possível tirar o aparelho, mas existem protetores para os dentes que o seu dentista pode fazer. Fale com ele.
  • Por que usar um protetor bucal?
       O protetor bucal é um aparelho de plástico laminado usado nas práticas esportivas para evitar ferimentos na boca ou nos dentes. Entre os tipos de traumatismos que podem ocorrer sem o uso do protetor bucal estão a quebra ou rachadura de dentes, fraturas de próteses, ferimentos nos lábios e bochechas e danos à raiz dos dentes. Todo atleta, seja ele adulto ou criança, está exposto ao risco de traumatismo bucal, e qualquer traumatismo pode ser evitado com o uso do protetor. Para obter mais informações sobre o protetor bucal correto para você, consulte seu dentista.
  • Existem aparelhos intraorais para tratamento de ronco?
       Sim. O aparelho intraoral deve ser usado para dormir, encaixando-o nos dentes superiores e inferiores, sendo feito sob medida, o que o torna confortável. São indicados para o tratamento do ronco e apneias leves e moderadas. Existem inúmeros aparelhos intraorais, de avanço mandibular, utilizados para o tratamento do Ronco e da Apneia Obstrutiva do Sono. Somente o dentista, considerando inicialmente alguns aspectos técnicos e funcionais imprescindíveis, poderá indicar o melhor dispositivo para cada paciente.
  • Quem pode fazer o clareamento dental?
       A indicação é que o clareamento dental seja evitado por gestantes, lactantes e pessoas abaixo de 15 anos (nessa idade, a câmara pulpar ainda é muito ampla, e isso pode tornar os efeitos da sensibilidade mais intensos). Para quem não se encaixa nessas categorias, o clareamento dental está livre, desde que a saúde bucal seja atestada por um cirurgião-dentista.
  • Por que é preciso supervisão do dentista para o clareamento caseiro?
       Somente o profissional poderá indicar qual o tratamento correto e qual a concentração adequada do gel clareador para cada caso. Além disso, há uma série de procedimentos prévios que apenas o dentista consegue fazer, como tratamento de cáries, gengivite, restaurações com infiltrações, dentes com trincas, recessão gengival, etc. O uso de gel clareador é contraindicado para pacientes que não puderem solucionar os problemas acima.